GRUPO 4 ECONOMIA
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
ADE 190 - Introdução à Economia
Professor: Oto Forte
Jaqueline Aparecida Alves 2830
RESUMO
Livro: Economia Micro e Macro
Marcos Antônio Sandoval de Vasconcellos
Oferta é a quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores e vendedores desejam vender em determinado período, ela representa um plano ou intenção de venda e a quantidade ofertada pelo vendedor tem como objetivo maximizar seus lucros. Existem variáveis que afetam a oferta de um bem ou serviço, são elas: * Quantidade ofertada do bem; * Preço do bem; * Preço dos fatores e insumos de produção; * Preço de bens substitutos na produção; * Tecnologia;
* Fatores climáticos e/ou ambientais;
Coeteris paribus é quando os fatores não analisados são mantidos inalterados/constantes, possibilitando avaliar a influência que cada variável tem sobre o preço do bem e a quantidade ofertada, e a relação direta do desejo de oferta com a quantidade e o preço.
É chamada função geral da oferta quando, o preço do bem é aumentado e as empresas são estimuladas a produzirem mais, coeteris paribus, a receita e o lucro aumentam.
Se o preço do fator terra aumenta, diminui a oferta de café, coeteris paribus; acontece o mesmo com os outros fatores de produção ( mão-de-obra, matérias-primas, energia, etc).
Se o preço da cana-de-açúcar aumentar, e dado o preço de arroz, os produtores diminuirão a produção de arroz para produzir mais cana-de-açúcar, coeteris paribus; isto ocorre com todos os bens substitutos na produção.
A função oferta depende dos objetivos e metas estabelecidos pelos empresários, pois em algum momento a empresa pode preferir lucrar menos em curto prazo e, ganhar participações no mercado para lucrar mais a longo prazo; já em outro momento pode ser mais vantajoso para o empresário reduzir sua produção, em mercados concentrados restringindo a oferta a empresa é beneficiada por um aumento de preços que