ANÁLISE PROJECTUAL DE RESIDÊNCIAS UNIFAMILIARES: OSCAR NIEMEYER
1681 palavras
7 páginas
FACULDADE ESTÁCIO FICCURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ANÁLISE PROJECTUAL DE RESIDÊNCIAS UNIFAMILIARES:
OSCAR NIEMEYER
Diciplina:Ateliê de Projeto 1
Professora: MilenaBaratta
Hanna Jessica
Moysés Rodrigues,
Pedro Hugo,
Vinicius Ricardo,
OUTUBRO, 2011.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
As residências do arquiteto Oscar Niemeyer, “Cavanelas e Canoas” foram escolhidas com o objetivo de estudo para análise do projetual de residências unifamiliares, abordando indicações dos projetos escolhidos, características principais nas configurações e espaços, segmentação entre os pavimentos, relação entre os espaços internos e externos, a elaboração concreta de um esquema horizontal das edificações sintetizando as suas relações espaciais entre outros aspectos explorados adiante.
Para uma maior compreensão apresentamos características plásticas que fornecem a implantação adequada ao terreno, análise das plantas baixas, imagens e elaboração de textos para um maior entendimento.
1 CASA CANOAS
1.1 Principais características que a casa expressa através da sua configuração e espaços
Na obra de Canoas temos princípios da arquitetura moderna (planta livre da estrutura, faixada livre e grandes panos de vidros) aplicados as caraterísticas brasileiras e a própria paisagem do terreno. Sua marquise curva apresenta traços que parecem ter sido cortados das próprias montanhas do entorno. Suas linhas orgânicas da edificação além da grande pedra de granito que interage com a planta da residência levando-a a uma simbiose entre natureza e arquitetura. Tendo também observados na planta baixa no pavimento superior, nenhum eixo de simetria, no pavimento inferior há uma maior racionalidade, porém essa ausência continua.
Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso