Análise Organizacional
Governança corporativa é um tema multifacetado, principalmente pela natureza e pela extensão da responsabilidade de indivíduos específicos na organização. Um dos impactos de um sistema de governança corporativa é na eficiência econômica, com ênfase no bem-estar de acionistas.
Em sua essência, a Governança Corporativa tem como principal objetivo recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas, criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos como de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas.
A boa Governança Corporativa contribui para um desenvolvimento econômico sustentável, proporcionando melhorias no desempenho das empresas. Por estes motivos, torna-se tão importante ter conselheiros qualificados e sistemas de Governança Corporativa de qualidade, evitando-se assim diversos fracassos empresariais como abusos de poder, erros e fraudes.
Governança Corporativa para o Futuro
Um dos principais mitos sobre Governança Corporativa é que não precisamos dela. Se nos tornamos ricos sem ela, a mesma não tem e não gera valor. Adicionalmente, a próxima geração saberá manter essa riqueza, e fazer melhor. Essa ideia é uma falácia. A herança dos bens materiais e a sucessão do poder nas empresas familiares, se não pensada com detalhe “antes” leva a