Análise Nota de Esclarecimento da Editora Abril, referente ao término da Revista Lola
Disciplina: Comunicação Integrada e Imprensa.
Análise da Nota de Esclarecimento da Editora Abril, referente ao término da Revista Lola.
Achei importante ressaltar 2 pontos da nota, o primeiro é que a Editora Abril inicia o texto falando de uma forma mais pessoal, o que é legal, para passar uma ideia de bom relacionamento e demonstrar a importância do cliente para eles, mas não explica direito a razão do cancelamento da revista.
O segundo ponto que achei importante citar, foi que na oportunidade, a Editora aproveitou para "vender" outro produto. Por se tratar de uma nota para assinantes de cancelamento de uma revista, achei que ficou mais uma venda propriamente dita, do que uma explicação. A nota fala que quer manter o relacionamento com o assinante, mas parece só dar a solução para que ele não fique no prejuízo.
Lendo matérias da época do fechamento da Revista Lola e das Revistas Alfa, Bravo e Gloss, em nota para imprensa a Editora Abril coloca o seguinte trecho: “Leitores e anunciantes continuarão tendo, a seu dispor, um portfólio extenso e segmentado (quase 50 títulos), capaz de atender a todos os públicos plenamente. Além disso, os compromissos publicitários e de assinaturas serão honrados, por meio de pacotes de reposição”.
Nesse pequeno parágrafo da nota, confirmou exatamente a sensação que tive ao ler a nota que os assinantes da Revista Lola receberam, não ouve nenhuma preocupação de fato em tentar manter o cliente, achei que ouve uma desvalorização do cliente.
Feita a leitura, analise o texto da nota levando em consideração os seguintes questionamentos:
1. A nota teve como propósito ampliar ou diminuir a percepção de risco? Por quê?
Diminuir. Não detalhou o problema o qual levou ao cancelamento. Além disso, apresentou o redirecionamento como um procedimento da rotina da editora. O que passa a noção de "normalidade" na situação.
2. Os motivos que levaram ao cancelamento da revista estão claros?