Análise Morfológica de Anúncio Publicitário
Análise morfológica e Efeitos de sentido:
OLHA – verbo transitivo direto OLHAR, primeira conjugação do tempo imperativo afirmativo, porém como trata-se da linguagem informal (música), não foi utilizada a sua forma correta, que seria OLHE (ELE). Esse verbo indica fixar os olhos em, contemplar, fitar, mirar, e o modo imperativo mostra a intenção do autor de dar uma ordem para o leitor.
QUE – pronome relativo. Demonstra o qual, a qual, os quais, as quais. Se relaciona com uma palavra específica da frase, indica algo sobre ela. No caso da frase analisada, ele se refere a palavra couve, que deve ser contemplada.
COUVE – substantivo feminino. Variedade de couve-flor, cujos brotos carnosos constituem um saboroso legume (C.-brócolos). Esta palavra no caso está substituindo a palavra que compõe a música original, que seria COISA, para que seja obtido o sentido proposto pela propaganda do Hortifruti. Ela foi facilmente combinada com o resto da frase, já que possui um fonema semelhante com a original.
MAIS – advérbio. Designativo de aumento, grandeza ou comparação. Está relacionado na frase com a palavra COUVE e, no caso, faz parte de uma característica que será dada à ela, com a intenção de aumentar o sentido desta característica para chamar a atenção.
LINDA – adjetivo (feminino de lindo). Indica algo belo, formoso, elegante. Tem como função dar característica à um substantivo. Na frase analisada, caracteriza o substantivo couve, indicando sua beleza, mas também que ela é um alimento que faz bem à saúde, incentivando assim o seu consumo.
CHEIA DE GRAÇA – locução adjetiva. A palavra cheia remete a ideia de algo pleno, repleto de, e neste caso seria repleto de graça; de é preposição, indispensável na formação de uma locução; graça é um substantivo feminino, que dá ideia de algo esbelto, de aparência agradável, atraente. Esta locução igualmente tem como intenção passar uma característica positiva da