Análise Mercadológica Ypioca
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE E SECRETARIADO EXECUTIVO – FEAAC
ANÁLISE MERCADOLÓGICA
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I
PROF.: ÁURIO LEOCÁDIO
Alessandra Campos
Aline Maia
Davi Barbosa
Greiciane Barreto
Thalice de Paula
Yuri Vasconcelos
FORTALEZA
2013
ÍNDICE
1. A EMPRESA
1.1. VISÃO GERAL
O Grupo Ypióca é uma das empresas familiares mais antigas do Brasil, chegando até a administração da 4ª geração da família Telles. É também o maior produtor de cachaça do mundo. Ao todo o grupo atua em 8 áreas de negócios diferentes, que se diversificam em diferentes setores, como a produção da cachaça até criação de gado. Juntos geram mais de 3,2 mil empregos diretos e mais de 23 mil indiretos.
A empresa mantém o Museu da Cachaça na primeira unidade fabril, onde tudo começou, em Maranguape. Everardo Ferreira Telles, representante da 4ª geração da família a administrar a empresa. A marca Ypióca foi vendida por R$ 940 milhões para a empresa de bebidas britânica Diageo. A Diageo, cujo faturamento cresceu 23% em 2011 no Brasil, fabrica marcas como o whisky Johnnie Walker e a vodka Smirnoff. A Ypióca, que faturou R$ 300 milhões no ano de 2011, tem mais de 8% do mercado de cachaça do Brasil, número que lhe garante a segunda posição, em valor, do mercado nacional da bebida.
Além das marcas de cachaça produzidas pela companhia brasileira, a multinacional adquiriu a destilaria do grupo em Paraipaba, no Ceará, a fábrica de envazamento em Ensejava, em Fortaleza, além de um centro de distribuição em Guarulhos, em São Paulo.
1.2. HISTÓRIA
A empresa surgiu com a vinda de Dario Telles de Menezes de Portugal em 1843, que não teve sucesso, logo após sua morte, deixou de herança todos os procedimentos de fabricação e consumo para Gabriela de Moura Araújo, tornando-se a produtora e consumidora total do produto. Fixou residência em Maranguape onde montou uma pequena destilaria que abastecia as