Análise - Lovely Bones
The Lovely Bones (Um Olhar do Paraíso no Brasil) é um filme norte-americano de 2009, uma adaptação para o cinema do romance homônimo de Alice Sebold (Uma Vida Interrompida no Brasil). O filme foi dirigido por Peter Jackson e conta como protagonista a atriz Saoirse Ronan.
Análise Sintática
O pôster escolhido a ser analisado foi esse pôster exibido na França, o que é importante ser destacado já que seus principais pôsters americanos têm elementos de composição pouco diferentes ou até totalmente distintos do analisado. A análise será feita baseada nas leis da gestalt já conhecidas por muitos.
A imagem se divide em cinco unidades básicas: o chão com a silhueta de uma árvore e de uma pessoa, o título, o rosto da mulher em harmonia com as nuvens coloridas ao fundo e os pequenos textos no cabeçalho e rodapé. São facilmente segregados pelas cores, onde as silhuetas são quase pretas, o título maior e totalmente branco, o rosto e as nuvens são coloridos num cenário utópico, o texto superior com coloração diferente do título e o texto inferior é identificado como um período verbal por meio da cultura comum de decodificação de linguagem.
Dentro da unidade “título” identifica-se a fonte Gotham, Bold para “LOVELY” e Book para “BONES”. Existe uma pequena mancha no canto superior esquerdo, dizendo “RÉALISÉ PAR PETER JACKSON”, uma versão muito condensada da mesma fonte. Apesar de conseguirmos segregar esses três elementos, por proximidade e semelhança, identificamos os mesmos como uma unidade só.
Na unidade “fundo” identifica-se nuvens coloridas e o rosto de uma mulher. As cores utilizadas para representar o rosto são muito próximas das cores das nuvens ao fundo, fazendo com que, através da unificação e semelhança, perceba-se como uma unidade toda. À esquerda o fundo é mais escuro e à direita avista-se uma luz mais intensa, iluminando a silhueta.
Na “silhueta” como unidade identifica-se quatro silhuetas por segregação, uma pessoa, uma árvore,