Análise logística - estudo de caso XEROX França
1
Introdução
Case Rank Xerox
Para colocar em prática o Projeto de Gestão Just in time (sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora), aceito pela gerência geral é necessário entender a situação atual da empresa Rank Xerox, bem como conhecer os objetivos traçados pela organização para que seja possível implantar a estratégia.
ORGANIZAÇÃO FÍSICA
ORGANIZAÇÃO FÍSICA
Fluxo Atual
Situação atual: Diagnóstico
1) 54% das vendas concentradas em 3 cidades, Paris, Lyon e Lille, sendo
Paris e Lille no norte da França e Lyon no sul.
2) Dividindo-se a França e dois grandes polos podemos afirma que 63 % das vendas estão concentradas na região norte e 37% na região sul.
3) CD's localizados na região norte da França, tornando o custo de transporte de 37% do seu volume de venda mais elevado.
4) Número elevado de empresas transportadoras, considerando-se que 44% da carga transportada é distribuída em Paris.
5) Fluxo de informações com alto potencial de falha devido ao uso de sistemas distintos e que não se comunicam, baixa automação.
6) Distinção de funcionalidade dos armazéns eleva o custo de frete e o tempo operacional. Situação atual: Diagnóstico
7) Custos com transporte e pessoal representam 81% dos custos logísticos.
8) Índices de satisfação dos clientes é satisfatório com relação aos prazos, equipamentos, condições das entregas, equipes e tempo de instalação.
9) Embora os volumes em estoques estejam alinhados às metas, poderíamos pensar em otimizar esta condição reduzindo e tempo dos retornos das
máquinas
com
uma
nova
estruturação
dos
CD's,
consequentemente aumentando a disponibilidade de equipamentos.
10) Grande volume de máquinas em retorno concentradas em um único CD para avaliação e ordenação, que pode estar acarretando em desperdício de peças reutilizáveis e ordenação