Análise - hotel vivanta
3953 palavras
16 páginas
P ágina |11. VIVANTA WHITEFIELD
1.2 SOBRE O HOTEL Projetado por WOW Archtects | Warner Wong Design, o Vivanta Whitefield tem como premissa representar a nova linha de hotéis Vivanta do grupo TAJ Hotels, Resorts and Places. Localizado próximo à entrada para o Parque Tecnológico Internacional em Whitefield, Bangalore, India (ITPB) o hotel é um espaço de transição entre o ITPB e a cidade. Foi pensado de forma a não ser apenas um hotel design que atendesse as necessidades dos executivos que vão para Whitefield, mas sim para comportar-se como um lugar de convívio e integração com a população num todo. A construção de 19.638,00m² teve termino em 2009, conta com 200 UHs e tem como público alvo executivos da área de TI.
Figura1 - Hotel Vivanta Whitefield Fonte: http://archinect.com/firms/project/35247752/vivanta-whitefield/35248953
1.3 SOBRE A FORMA O prédio foi projetado de forma a refletir a cultura e adaptar-se clima de Bangalore, adotando uma forma que transita entre os conceitos de espaço interno e externo. A escolha da forma em oito (em planta) do hotel resulta na criação de espaços livres que atendem aos hospedes e integram o edifício com o passeio público, conferindo ao hotel um ar mais casual do que de um típico hotel cinco estrelas. O terreno destinado ao projeto possuía um entorno altamente adensado (construtivamente) e restrições quanto ao gabarito, problemas solucionados através do conceito de „‟landscraper‟‟ oposto ao difundido „‟skyscraper‟‟ (arranha-céus).
P ágina |2
Figura 2 - Concepção volumétrica Fonte: http://www.archdaily.com/70727/vivanta-hotel-wow-architects-warner-wong-design/
A forma em planta de oito, associada à volumetria, cria uma espécie de „‟Mobius Strip‟‟, um looping que confere dinamismo visual e ao mesmo tempo possibilita uma setorização em níveis.
P ágina |3 Figura 3 - Planta baixa Subsolo Fonte:
http://www.archdaily.com/70727/vivanta-hotel-wow-architects-warner-wong-design/
Figura 4 - Planta baixa 1º