Análise granulometrica
(NBR-NM-248:2003)
Agregados- Determinação da massa específica de agregados miúdos por meio do frasco de Chapman (NBR-9776: 1987)
Material: Agregado Miúdo
Local: LABMATC- Laboratório de Materiais de Construção –CCC – IFSP
Laboratorista: Fabiano
Data de realização do ensaio: 27/03/2013
Introdução
No dia 27 de março de 2013, a turma B foi ao Laboratório de Materiais de Construção para fazer um ensaio físico de um agregado, este trabalho trata-se de um relatório deste ensaio.
Objetivo
Determinar a Composição granulométrica dos agregados miúdos e graúdos.
Equipamentos
* Balança com precisão de 0,1% da amostra. * Estufa capaz de manter temp. de 105° C. * Peneiras das serie normal e intermediária. * Agitador mecânico de peneiras. * Bandejas Pincel.
Materiais
* Série de peneiras: # 4,75; #2,36; #1,18; #; #0,60;#0,30; #0,15 e fundo; * Balança com capacidade mínima de 1000g e precisão de 0,1g; * 500 g de agregado miúdo (depósito B); * Pinceis secos e bacias
Procedimentos
1. Coletou as amostras de acordo com a NM 26. 2. Secou as amostras em estufa. 3. Encaixou as peneiras em ordem crescente da base para o topo. 4. Colocou a amostra sobre a peneira superior e agitou do conjunto. 5. Destacou a agitou manualmente a peneira superior do conjunto até que , após um minuto de agitação contínua, a massa do material passante foi inferior a 1% da matéria retida. 6. Removeu o material retido na peneira e escovou a tela e os lados. O material removido do lado interno é considerado como retido e o desprendido da parte inferior é considerado como passante. 7. Determinou a massa total do material retido em cada uma das peneiras e no fundo do conjunto. 8. Como não foi possível a agitação mecânica do conjunto, o laboratorista agitou manualmente.
Determinação da massa específica de agregados miúdos por meio do frasco de Chapman