Análise foliar
Relatório da aula prática
Coleta e Preparação Foliar
Curso: Técnico em Química Industrial
Disciplina: Coleta e Preparação de Material Biológico e Não Biológico
Professor: Francisco Carlos Pedro
Aluna: Nayane Resende
Data: 22 de outubro de 2012
Introdução
No dia 06 de outubro às 13h40min, os alunos do curso técnico em química industrial foram na fazenda Cachoeirinha do Sr. Sanaval Clebert de Almeida Murta, com o objetivo de por em prática tudo o que foi ensina na sala de aula, pelo professor Francisco Carlos Pedro, sobre a análise foliar.
Após ter terminado a coleta e preparação do solo, o professor Francisco levou, os alunos, ao um talhão de café mais velho para poder fazer a coleta foliar.A chegar ele nos explicou a importância da coleta foliar . Os alunos foram divididos em dois grupos: Grupo 1 e Grupo 2.Assim cada grupo foi destinado para um lado do talhão e começaram a pratica.
O grupo dois (Nayane, Jessica A., Nayara, Juliana e Carla) Utilizou o seguinte método para a coleta foliar: * Coletar 1 par de folhas por planta; * Não coletar nas laterais das ruas; * Dividir o pé de café 3 partes e retiras as folhas da parte do meio; * As folhas devem estar livres de pragas, doenças ou qualquer tipo de dano; * Coletar vinte pares de folhas; * Embalar as folhas coletadas em um saco de papel depois em um saco plástico e identificado.
Os pés de cafés estavam no período de floração, e a altura deles era mais de 2 metros.
Conclusão: Conclui-se que a análise foliar é a ferramenta para avaliar o estado nutricional do cafeeiro que pode ser utilizada conjuntamente com a análise de solo para recomendar a adubação para essa cultura. Para a amostragem foliar dever tomar o cuidado de não se coletar folhas com algum tipo de defeito, pois pode ter um resultado completamente diferente do correto no resultado da analise laboratorial. A prática foi feita igual à teoria explicada na sala de