análise filosófica Paolo Sorrentino
Paolo Sorrentino
Luiza Bandeira
T. 48 , 3º ano
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo fazer uma análise filosófica e cinematográfica sobre o filme As consequências do amor de Paolo Sorrentino. A crise humana no mundo atual é uma temática presente em grande parte de seus filmes do diretor, tornando seu ponto de vista muito relevante para essa discussão.
1 - Introdução
1.1 - A trajetória do diretor
Nascido na década de 70 em Nápoli, Itália, o diretor e escritor Paolo Sorrentino cresceu em um orfanato, onde permaneceu até seus 17 anos de idade. Sua entrada no mundo do cinema foi tardia se comparada a outros cineastas, somente aos 25 anos, após haver frequentado a Faculdade de Economia e Comércio de Nápoli, Sorrentino decide trabalhar com cinema. Suas primeiras produções cinematográficas datam da segunda metade da década de 90, e ficam restritas a curtas metragens e colaborações para a televisão italiana.
Em 2001 o diretor lança seu primeiro longa metragem, L’ Uomo in Più conta as histórias de Tony Pisapia, um cantor de música melódica famoso na década de 80, e Antonio Pisapia, um jogador de futebol. Ambos os personagens vivem sua decadência com uma postura cínica e incrédula perante o fim de seus sonhos. O filme recebeu prêmios em festivais famosos por toda Europa, sendo dois deles o David de Donatello e Nastro d’Argento.
Seu segundo filme é um sucesso crítico ainda maior, Le conseguenze dell’ amore, filme tema desta discussão, tem seu roteiro adaptado do livro de mesmo título escrito por Paolo Sorrentino. A trama se resume ao momento em que a vida do contador Titta Di Girolamo sofre uma reviravolta ao deixar-se apaixonar por uma jovem. Outro filme que se relaciona com a temática da crise moderna foi L’amico di famiglia, que mostra as relações humanas sórdidas entre um agiota e seus clientes.
Suas mais recentes produções foram This Must Be The Place, seu primeiro longa em lingua