Análise filme truman
O filme conta a historia de Truman Burbank, um homem que viveu 30 anos de sua vida “preso” a um Reality Show, rodeado de atores que faziam o papel de seus amigos, familiares e esposa. Essa falsa realidade, foi criada por Christof, o diretor desse programa de sucesso. Com alguns acontecimentos Truman passa a ter a impressão de que o mundo gira em sua volta e começa então a desconfiar de que sua vida está sendo observada. Mesmo com as dificuldades e o seu medo da água (que foi criado por Christof), Truman, embarca em uma grande busca por sua libertação.
Discussão: Controle social do comportamento
Somos mais livres que Truman?
Somos menos controlados?
Considerando o filme “Truman: O Show da vida” pode-se dizer que somos de certa forma, mais livres que o mesmo, pois, temos nosso livre arbítrio, onde podemos fazer nossas escolhas, mas acabamos nos tornando prisioneiros das conseqüências. No caso de Truman, ele foi colocado em um mundo criado por Christof, onde tudo era controlado, desde o tempo, notícias, relacionamentos, desejos, etc. Não podemos esquecer de que naquele mundo, não só Truman era controlado, mas também todos aqueles que estavam envolvidos, como os atores e os telespectadores. Ainda que o foco do filme fosse à vida do personagem, todos aqueles que sabiam que ele estava em uma realidade falsa, faziam parte, também de um controle consciente e suas vidas acabaram sendo controladas pelo Reality Show.
A única diferença entre o personagem e os atores, é que os atores escolheram ser controlados, já Truman não teve essa opção. Comparando a nossa vida com a do personagem, podemos dizer que também somos controlados e isso de uma maneira bem generalizada. Desde quando nascemos temos nossos pais que nos controlam e isso segue até o fim de nossas vidas, mudando em determinados momentos esse poder para a Política e Estado, criando um controle social para designar os mecanismos que estabelecem a ordem social