análise estatistica
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – DCSAU
COLEGIADO DE ENFERMAGEM
ANALISE DOS TESTES DE HIPÓTESES PARA A IGUALDADE DAS MÉDIAS
POPULACIONAIS
ILHEUS-BA
2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – DCSAU
COLEGIADO DE ENFERMAGEM
ANALISE DOS TESTES DE HIPÓTESES PARA A IGUALDADE DAS MÉDIAS
POPULACIONAIS
Trabalho referente ao Quinto crédito da disciplina Bioestatística, a ser entregue ao
Docente
Ênio
Jelihovschi,
pelas discentes: Adriana da Silva de Aquino,
Michele Freitas e Shirley Lopes.
ILHEUS-BA
2014
1
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo a analise dos testes de hipóteses para a igualdade das médias populacionais. Os testes estatísticos, com o objetivo de analisar determinadas variáveis em uma população. Foram realizados métodos estatísticos de avaliação e comparação variáveis (altura, comprimento do braço, palma, pé, orelha, nariz e circunferência encefálica) de amostras independentes de populações distintas, tanto para os homens quanto para as mulheres.
Considerando as populações, tanto de homens quanto de mulheres, distintas entre si e as amostras, tanto as dos homens quanto as das mulheres, independentes, as amostras foram avaliadas com o auxílio do programa BIOESTAT 5.3. A comparação entre amostras foi feita através do teste T, ANOVA e Teste de Tukey.
2
PRIMEIRA PARTE: Duas amostras independentes representando duas populações distintas de mulheres - M1 e M2.
Podemos definir uma população através de dois parâmetros, a média e o desvio padrão, estes são específicos para esta população como um todo, mas a estatística analisa amostras de populações e não a população inteira. Quando as amostras são compostas por um número pequeno de elementos, temos uma diferença entre os parâmetros da população como todo e a média e o desvio padrão da amostra. Assim os métodos estatísticos possibilitam que se possa concluir