Análise Espacial da Pobreza Municipal No Estado de Minas Gerais
MINAS GERAIS - 1991 - 2000*
Julio A. Racchumi Romero♠
Palavra – chave: Pobreza, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), Análises espacial, I de Moram.
Resumo
O objetivo deste trabalho é elaborar uma análise espacial da pobreza municipal do estado de
Minas Gerais 1991 – 2000, utilizando como base o Índice de desenvolvimento Humano
(IDHM) e suas dimensões IDHM-Renda, IDHM-Longevidade e IDHM-Educação. O trabalho espera encontrar evidências da dependência espacial nas medidas de pobreza utilizada nos municípios do estado, utilizando o estatístico I de Moram a nível global e local como principal medida estatística. A metodologia aplicada neste trabalho permite achar cluster de pobreza, como também detectar se existiu algum processo de difusão da pobreza municipal entre 1991 e 2000. Os resultados encontrados apresentaram evidências significativas de dependência espacial tanto a nível estadual como municipal, sugerindo que a localização geográfica é importante como determinante da pobreza do estado. Ou seja, o município e seus vizinhos correspondentes são determinantes fundamentais para explicar a pobreza.
Encontraram-se clusters e processos de difusão em alguns municípios, tanto para o IDHM e suas dimensões, embora, ressalta-se diferença com o IDH-Renda que mostra maior difusão de municípios. Além disso, encontrou-se que a maioria dos municípios considerados como pobres estão rodeados de municípios pobres e os municípios considerados como ricos estão rodeados dos ricos. Os resultados encontrados podem ser explicados pelos fatores externos e naturais dotados por cada município.
*
Trabalho apresentado no XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, realizado em CaxambúMG – Brasil, de 18- 22 de Setembro de 2006
♠
Aluno do doutorado de Demografia – CEDEPLAR\ UFMG
1
ANALISE ESPACIAL DA POBREZA MUNICIPAL NO ESTADO DE
MINAS GERAIS - 1991 - 2000*
Julio A. Racchumi