Os motivo das desigualdade
Publicado por
Objetivo(s)
- Abordar as definições de classes sociais;
- Analisar os fatores que expressam desigualdade social;
- Elaborar um olhar crítico sobre a diferenciação e desigualdade presentes na sociedade.
Conteúdo(s)
As abordagens sociológicas do conceito de classe social. Ano(s)
1º
2º
3º
Tempo estimado
3 aulas
Material necessário Cópias da reportagem “Cuba: é proibido prosperar” (VEJA 2346, 8 de novembro de 2013)
Desenvolvimento
1ª etapa
Pergunte aos alunos o que eles entendem por desigualdade social. Questione: todas as pessoas têm a mesma condição de vida? Quais são as mudanças?
O objetivo da aula é explicitar os conceitos de diferença e desigualdade. No entanto, vale iniciar a discussão lembrando o que foi discutido na última aula referente os aspectos positivos das diferenças presentes em nossa sociedade.
Leia o seguinte texto com os alunos: Da diferença à desigualdade
Somos mesmo muito diferentes. E podemos considerar isso uma coisa boa! Mas a diferença começa a ficar complicada quando vira desigualdade.
A desigualdade social é uma das que mais nos incomodam. Por que algumas pessoas são riquíssimas, enquanto outras mal têm o que comer? Isso não é injusto?
E a desigualdade de gênero, entre homem e mulher? Muita coisa tem mudado, mas ainda hoje as mulheres ganham menos do que os homens - e muitas vezes, quando voltam pra casa, enfrentam uma segunda jornada de trabalho: cuidando dos afazeres domésticos, sem a ajuda do companheiro!
E temos também a desigualdade racial: a situação dos negros no Brasil não melhorou muito desde a abolição da escravidão. Eles continuam sendo os mais pobres da nossa população, e junto com isso surgem outros problemas: a falta de acesso aos estudos e à universidade; os estereótipos negativos, ligados à criminalidade; a violência da polícia, enfim. O racismo aparece de várias formas.
Mas de várias formas também aparecem as lutas contra as