Análise elementar por via seca: Ensaio de chama
Ensaio de chama
Introdução
Nesta actividade experimental abordamos um método de análise qualitativa. A química analítica qualitativa é a ciência que estuda através de técnicas e métodos “ O que é?” dos materiais, ou seja, permite caracterizar os materiais e suas propriedades. É um ramo muito importante do nosso quotidiano, visto que é a química analítica que nos informa sobre os constituintes dos produtos que consumimos diariamente, bem como a quantidade que eles apresentam. Desta forma podemos saber qual é o risco para o consumidor. Esta utiliza dois métodos muito importantes, o método por “via seca” e o método por “via húmida”.
Nesta actividade iremos utilizar o ensaio por “via seca”, que consiste num ensaio de chama que se baseia numa das propriedades dos sais metálicos. Os sais metálicos ao serem aquecidos emitem uma determinada cor que é característica do catião presente, desta forma é possível identificar numa amostra os tipos de catiões, pois cada um tem uma cor diferente. Assim nesta experiência proceder-se-á á elevação da temperatura destes sais, fazendo com que os catiões que os constituem se excitem, sendo posteriormente emitidas radiações de cor específicas. Estas cores podem ser observadas a olho nu ou pela utilização de um espectroscópio, também chamada rede de difracção, onde se observa o espectro de riscas.
Este método tem grande utilização em ciências como a astronomia, pois permite o estudo dos elementos presentes no nosso universo.
Nas páginas seguintes é possível encontrar os procedimentos, materiais, regras de segurança e respectivas conclusões sobre a análise elementar por via seca.
Objectivos
Observar as propriedades dos sais metálicos;
Identificar a cor característica de cada catião (Cobre, Sódio, Bário, Potássio, Lítio e Cálcio);
Identificar os procedimentos e formas de segurança num laboratório;
Caracterizar o método de Analise Qualitativa “Via Seca”;