Análise econômica e financeira da empresa Duratex S.A
ANÁLISE ECONÔMICA E FINANCEIRA DA EMPRESA DURATEX
UBERLÂNDIA
2014
Universidade Federal de Uberlândia
ANÁLISE ECONÔMICA E FINANCEIRA DA EMPRESA DURATEX
Trabalho apresentado à disciplina de Gestão Econômica e Financeira, ministrada pelo professor Dr. Pablo Rogers, da Faculdade de Gestão e Negócios na Universidade Federal de Uberlândia.
UBERLÂNDIA
2014
Sumário
1. Introdução
1.1 Identificação da Empresa e Seu Mercado de Atuação.
Ideia criada em 1950 pelos empresários Eudoro Vilela e Nivaldo Coimbra de Ulhoa Cintra, iniciando um empreendimento pioneiro no país com a fabricação de chapas de fibra de madeira, que antes eram importadas da Suécia. Com a colaboração e apoio de Alfredo Egydio de Souza Aranha, contataram a empresa sueca Desfibrator para a aquisição de equipamentos e maquinário, fundando assim em 31 de Março de 1951 a Duratex S.A Indústria e Comércio.
A Duratex S.A é maior empresa produtora de painéis de madeira industrializada, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul nos dias de hoje, sendo líder de mercado brasileiro na produção de pisos laminados com a marca Durafloor e em louças e metais sanitários com as marca Deca e Hydra. Sua sede é no estado de São Paulo, tendo unidades industriais também no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
Possui cerca de 230 mil hectares de terras com floretas plantadas e áreas de conservação nos estados de Minas Gerais, Rio Grande de Sul e São Paulo, todas certificadas com ISO (International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização) 14001, 9001 e FSC® (Forest Stewardship Council).
É uma empresa privada, de capital aberto e brasileira, tendo controle compartilhado Itaúsa – Investimento Itaú S.A e Companhia Ligna de Investimento. Possui importante participação na Tablemac, maior empresa