Exercício Análise Desempenho Empresarial
O crescente processo de globalização possibilitou que as empresas expandissem os seus negócios, até então restritos ao seu mercado de atuação, para mercados distantes ou emergentes. Por outro lado, esse processo desenvolveu um aumento da competição entre as organizações que buscando manter a sua participação no mercado, ou talvez aumentar os seus negócios, ou ainda pensando em diversificar os seus investimentos, adotaram, como alternativa, a combinação de negócios.
Parafraseando Almeida (2010) uma combinação de negócios ocorre quando o adquirente obtém o controle de um negócio por intermédio do resultado de transações ou outros eventos. Ainda sob os conceitos de Almeida (2010), “controle é o poder para governar a política financeira e operacional da entidade, ou do negócio, de forma a obter benefícios de suas atividades” e “negócio é um conjuto integrado de atividades e ativos capaz de ser conduzido e gerenciado para gerar retorno, na forma de dividendos, redução de custos ou outros benefícios econômicos, diretamente a seus investidores ou outros proprietários, membros ou participantes”.
O Comite de Pronunciamentos Contábeis no seu pronunciamento técnico de número 15 (CPC 15) aponta que a combinação de negócios compreende a aquisição de participações societárias, aquisição de negócios, fusão, incorporação, incorporação de ações, cisão e alteração de controle.
Partindo do pressuposto de que para se conhecer a situação econômica e financeira de uma empresa é necessário desenvolver uma análise dos dados, das demonstrações contábeis, com o intuito de gerar informações sobre a empresa analisada, Matarazzo (2010, p. 3) afirma que a “análise de balanços objetiva extrair informações das demonstrações financeiras para a tomada de decisões”.
Diante desse contexto pergunta-se: Qual o impacto das participação societária da ThermoSystem no desempenho econômico-financeiro da Duratex S.A com base nas demonstrações contabéis de julho de 2012 a junho de