ANÁLISE ECONÔMICA DA INDUSTRIALIZAÇÃO PRIMÁRIA DA MADEIRA NA REGIÃO AMAZÔNICA
ANÁLISE ECONÔMICA DA INDUSTRIALIZAÇÃO PRIMÁRIA DA
MADEIRA NA REGIÃO AMAZÔNICA
Ricardo Berger 1
Romano Timofeiczyk Júnior 1
Pedro Giovani Lacowicz2
Alexandre Anders Brasil 2
RESUMO
O
presente trabalho teve como objetivo avaliar economicamente a implantação de uma serraria de grande porte nas cidades de Feijó ou Cruzeiro do Sul, situadas no Estado do Acre, com capacidade diária de produção de cinqüenta m3 de madeira serrada. Os custos e receitas inerentes a uma serraria deste porte foram obtidos no mercado local, onde será instalada a unidade processadora. Após a formação do fluxo de caixa, foram utilizadas as ferramentas de engenharia econômica, sendo que todos os métodos empregados apontaram para a viabilidade econômica desta unidade fabril.
Palavras-chaves: Serraria, Madeira da Amazônia, Engenharia Econômica
ABSTRACT
SAWMILL
ECONOMIC ASSESSMENT FOR A SAWMILL CONSTRUCTION IN THE
BRAZILIAN AMAZON
This paper provides economical assessment for the construction of a large-scale production sawmill, to be built in Feijó or Cruzeiro do Sul, State of Acre, Brazil. The sawnmill is capable of processing fifty m3 of hardwood daily. A cash flow for the mill was made based in local market costs and revenues. Economical engineering instruments were applied in order to prove its economical feasibility.
Key words: Sawnmill, Brazilian Amazonian wood, Economical Engineering
INTRODUÇÃO
O Brasil possui quase um terço das florestas tropicais úmidas da terra, o equivalente a 300 milhões de hectares, correspondendo a um potencial exportável estimado em pelo menos 15 bilhões de metros cúbicos de madeira (Angelo, 1999). Este fato, em consonância com a elevação dos preços nos mercados nacional e internacional ocorrido nas duas
1
2
últimas décadas, o aumento do número de espécies exploráveis e da construção de novas rodovias, tem transformado a Amazônia na maior produtora de madeira processada do Brasil.
Por exemplo,