Análise economica da cidade de Paulínia - SP
Tiago C. de Lima
Ciências Econômicas – 4° Semestre
Professor orientador: Luciane
Resumo
O artigo a seguir tem como objetivo apresentar a cidade de Paulínia, as origens de sua formação, os índices econômicos e de desenvolvimento humano. Veremos com clareza a situação da cidade em relação á seu dinheiro público, sua habitação, estrutura urbana, bem como saúde e educação.
Palavras-chave: Paulínia, IDH, Crescimento Econômico, Replan
Abstract
The following article aims to present the city of Paulinia, the origins of its formation, the indices of economic and human development. We will see clearly the situation of the city in relationship to its public money, their housing, urban infrastructure as well as health and education.
Keywords: Paulínia, HDI, Economic Growth, Replan
Introdução
Paulínia é um município brasileiro situado no interior do estado de São Paulo. Pertence à mesorregião e microrregião de Campinas. Localiza-se há 119 quilômetros a noroeste da capital do estado.
Ocupa uma área de 139 Km². Sua população, segundo dados do IBGE de 2010 são de 82.146 habitantes e vem sofrendo um intenso crescimento populacional, sendo o maior da Região Metropolitana de campinas.
O município de Paulínia foi emancipado da cidade de Campinas em 1964. O nome é uma homenagem a José Paulino Nogueira, um fazendeiro muito importante da região Campineira, que emprestou seu nome á estação ferroviária ao redor da qual se desenvolveu o município.
A cidade é conhecida por sediar um dos maiores polos petroquímicos da América Latina, centrado na “Refinaria de Paulínia” (Replan).
Graças a esse polo petroquímico, Paulínia tem a sétima maior renda per capita do Brasil. Porém, também graças ao polo, tem elevados níveis de poluição , principalmente no distrito de Betel e na região da Replan, pois se encontram empresas como: Rhodia, Purina, Shell e Petrobrás.
Paulínia faz parte do chamado Complexo Metropolitano Estendido, que ultrapassa os 29