Análise do texto - Porque bons projetos falham
De acordo com o texto quando um projeto não é entregue dentro das suas expectativas, as causas não estão relacionadas com a sua idéia, mas como ela foi implementada. Projetos falham com uma freqüência altíssima trazendo um retorno muito abaixo das expectativas, sendo que alguns estudos mostram atrasos de mais de 50% nos prazos. O preço pago por estes baixos retornos não são apenas prejuízos financeiros, pois plano de ação tradicional utilizado no gerenciamento de projetos desvia o foco das equipes de projetos do resultado final do projeto, em função de recomendações relativas a desenvolvimento, novas tecnologias e soluções parciais. O gerenciamento de projetos naturalmente tem como foco, juntar todas as partes do projeto em um conjunto que irá atingir o objetivo principal, porém quando um projeto envolve muitas pessoas trabalhando por um longo período, é muito difícil para os gerentes preverem todas as atividades e esforços necessários para atingi-lo.
No gerenciamento são utilizadas diversos recursos de planejamento como, cronogramas, planos de projetos e risco de execução (corte dos custos). Mas em muitos casos diversos outros riscos ficam sem foco, como a falta de identificação de algumas atividades necessárias ao projeto (White space risk), e o risco de integração que ocorre quando uma série de atividades não se integram no final do projeto (integration risk), Segundo o autor, a solução é inserir no plano geral do projeto, uma série de outros pequenos projetos , o que são chamados de iniciativas de resultados rápidos. Essas iniciativas são intencionalmente formadas para produzir grandes resultados ao invés de simples recomendações, análises ou soluções parciais. Mesmo tendo como meta uma escala menor do que o objetivo geral, ela não é menos desafiadora.
O foco em resultado diferencia as iniciativas de resultados rápidos de projetos pilotos, que são usados em iniciativas gerenciais tradicionalmente apenas