Análise do romance de jane eyre
Os locais por onde Jane Eyre passou a trajetória e amadurecimento da personagem. Aponte os lugares e a importância de cada um deles na vida de Jane.
GATESHEAD - Onde Jane passa sua infância, ela é maltratada e vive infeliz, porém Jane se rebela e mostra-se forte e inteligente. Jane cresce e mesmo diante de todos os perlaços se impõe e mantém seus princípios de justiça, desigualdade humana e moralidade, e não abre mão de sua liberdade e felicidade.
LOWOOD - Onde Jane foi estudar, depois de enfrentar sua tia, lá ela experimentou situações extremas: de um lado a doçura e o calor da amizade, de outro, a amargura e a frieza de um sistema educacional religioso e hipócrita; a sensação de sua fome por conhecimento, adquirido através de processo formativo e pedagógico pelo qual passa, coexiste com a fome real, devido à escassez de alimento na instituição. Vivenciando sentimentos dúbios de liberdade e clausura, de conquista e perdas, a passagem de Jane por Lowood influenciou muito na formação e desenvolvimento do caráter da protagonista, que aprende aqui, não apenas através de aulas e lições, mas acima de tudo através das dores e das agruras da vida.
THORNFIELD - Aos dezoito anos, já formada, Jane quer algo mais, sua liberdade, assim ela se candidata a uma vaga de governanta e vai para Thornfield. Ela é bem acolhida, conhece Adèle a qual será responsável, conhece também seu grande amor, Rochester, ele a trata intelectualmente igual, porém financeiramente e hierarquicamente ele é superior, é seu patrão, mas ali ela se sentia em seu lar. Após descobrir sobre Bertha, no dia de seu casamento com Rochester ela não aceita ser a “amante” e vai embora.
MOORS HOUSE - Jane chega a uma encruzilhada e toma o caminho que a levará a três irmãos, Mary, Diana e St Jonhn Rivers, que oferecem a ela comida e abrigo, depois de passar dois dias ao relento. Ela, então descobre que os irmãos são seus primos paternos, também sobrinhos de