Especialista em Língua Portuguesa
Profa. FÁTIMA GONÇALVES FERREIRA ( Pedagoga - UNASP campus I- Graduação em Pedagogia/Pós-Graduação Didática do Ensino Superior( UNASP Campus I-SP) e Pós Graduação em Língua Portuguesa- (Universidade Gama Filho 2010)
1) Quanto aos locais por onde Jane Eyre passou a trajetória e amadurecimento da personagem. Aponte os lugares e a importância de cada um deles na vida de Jane.
Jane Eyre é uma autobiografia de ficção, órfã de pai e mãe, Jane era uma menina comum, não possuía beleza que a destacasse das demais meninas, criada pela mulher de seu falecido tio, a Sra. Reed, em Gateshead1, no entanto Jane é alvo do ódio da tia e de seus primos, em especial de John, que a espanca sempre. Com personalidade forte procurava defender-se das atrocidades que a família lhe impunha, dessa forma era vista como uma criança mentirosa e malvada, Jane é sempre submetida a castigos e falsas acusações, isso faz crescer a sua mágoa e rancor contra a família.
Algum tempo depois, é mandada para o Instituto Lowood2 que é uma instituição de caridade para crianças órfãs. Essa escola era muito pobre e as crianças eram frequentemente humilhadas e passavam fome, pois a comida era racionada. Mesmo sob uma educação rígida, consegue algum tempo de paz na escola e faz suas primeiras amigas: Helen Burns e Miss Temple, que exercem influência positiva sobre Jane e a ajudam a moldar seu caráter genioso e melhorar sua personalidade, pois o diretor de Lowood que, embora se dissesse cristão, tem atitudes horríveis e preconceituosas com as crianças. Oito anos depois, com 18 anos, Jane já é professora no Instituto Lowood, mas sente que ali não é mais seu lugar e quer ir a novos lugares e ter uma vida nova. Assim, coloca um anúncio no jornal procurando um trabalho. Seu anúncio é respondido.
Despede-se da escola com ótimas referências e parte Ferndean para ser governanta na mansão de Thornfield Hall3 e também dará aulas à menina chamada Adéle. Em