Análise do Planejamento Estratégico de RH na CAIXA
1 INTRODUÇÃO
Este capítulo engloba a apresentação e contextualização do tema Planejamento estratégico de RH na empresa CAIXA, o objetivo geral e os específicos a serem alcançados ao final deste relatório, e a justificativa contendo a relevância, a originalidade e a viabilidade do projeto para a organização.
1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA E APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA
Os colaboradores dentro de uma organização são fundamentais para ampliá-la. Para a empresa ter maiores chances de adquirir um bom clima organizacional com colaboradores motivados e, consequentemente, reter seus talentos, o planejamento estratégico na área de Recursos Humanos (RH) é essencial, o que vem se tornando uma tendência considerando as vantagens que este pode apresentar.
O planejamento estratégico organizacional é o processo de definir a missão, objetivos e políticas da empresa seguida de análise da organização como um todo definindo a partir do que foi criado as ameaças e oportunidades internas e externas à organização e a partir disso formular estratégias para o alcance de seus objetivos.
Para o planejamento estratégico de recursos humanos, é necessário o planejamento estratégico organizacional, pois os objetivos destes devem estar alinhados. O planejamento estratégico de recursos humanos por sua vez é a análise da situação atual dos recursos humanos da organização de forma qualitativa e quantitativa, criando assim estratégias para a área, além de aprimorar e implementar processos e políticas de recursos humanos. Desta forma visa criar uma melhor estrutura para auxiliar o alcance do objetivo organizacional.
Aliado ao planejamento estratégico organizacional está o planejamento estratégico de Recursos Humanos (P.E. de R.H.) que dá suporte e trabalha ações para realização desse processo sobre quem concretiza o objetivo do planejamento estratégico organizacional, os colaboradores. Estes necessitam de estímulos, como um reconhecimento colocando uma