ANÁLISE DO LIVRO: O CAVALEIRO PRESO NA ARMADURA
Textos de apoio: Psicoterapia Existencial de Josefina Piccino. Etapas essenciais da relação de Josefina Piccino.
O livro nos mostra a dificuldade no estabelecimento de vinculo, no texto de Josefina encontramos que o modo da pessoa se vincular revela o estado da estrutura interna da pessoa se vincular, de cuidar do outro, e no livro encontramos um cavaleiro que se distanciou da família e dos amigos, ele tinha a preocupação de salvar donzelas e trabalhar muito para que sua família se sentisse abastada, o vínculo com a família e amigos foi abalado e ele quando percebe tenta tirar sua armadura pela imposição da esposa e não consegue.
O cuidar é abrir-se a pessoa e alcançar o entendimento a análise do seu ser-no-mundo, e o sofrimento do cavaleiro foi entender o modo que ele estava se vinculando com o mundo e foi pedir ajuda, não valia a pena continuar com a armadura e perder família e amigos.
O cavaleiro percebe que tinha esquecido como era a vida, e começava perceber que ele tinha feito aquilo com ele mesmo, que ele era o problema, ao longo da nossa vida vamos nos fechando e censurando nossos sentimentos. O homem precisa ter consciência do mundo, ser referência à algo que não ele mesmo, é no contato com, e através dele que nos constituímos tal como somos, a circularidade estabelece o Caráter Relacional do ser humano.
O cavaleiro percebe que nem todo seu poder poderia mudar a sua condição e procura ajuda.
O mundo era totalmente desconhecido para ele. Encontra Merlin que lhe mostra que durante toda sua vida esteve perdido, esta seria o papel do terapeuta.
O terapeuta deve cuidar do paciente, acompanhar, estar junto, fazer com que ele entenda o que é ser-no-mundo, mostrar tudo o que está impresso em seus atos. Alcançar a estrutura essencial da pessoa através do seu modo de operar o mundo.
Merlin mostra ao cavaleiro que ele é medroso por isso veste a armadura, que sua mente o aprisionou. Merlin faz com que