Análise do livro Quincas Borba
Enredo
1
Personagens
3
Ambiente
5
Tempo
5
Foco Narrativo
6
Clímax
6
Desfecho
7
Características do Realismo
7
Autor - Vida e Obras
7
Críticas
10
Barueri-SP
MMXIII
1
liiwo: Quincas Borba
Autor: Machado de Assis.
Análise:
I - Enredo
Rubião pretendia ver sua irmã, Maria da Piedade, casada com Quincas
Borba. No entanto isso não aconteceu e o laço que os uniu foi o da amizade.
Quincas possuía alguns parentes, o último deles foi um tio que lhe deixou uma grande herança. Contudo, Quincas tinha uma doença que logo o mataria. Rubião tornou-se seu melhor amigo e foi viver com ele.
Quincas resolveu ir à corte, ignorando seu estado físico, Rubião ficou encarregado de cuidar de seu cachorro. Antes de voltar Quincas Borba morreu,
Rubião entristeceu-se com a notícia, mal ele sabia, que iria receber toda a herança de seu amigo. Com a morte do Quicas, Rubião presenteou uma senhora com o cachorro, mas quando o testamento foi lido Quincas Borba havia lhe feito herdeiro universal com a condição de adotar o cachorro pra si.
Rubião conseguiu o cachorro de volta. E sendo rico mudou-se pra corte, e foi na viagem de trem que coriheCeLPGristiano de Almeida, mais conhecido como Palha e sua mulher, a belíssima Sofía. Logo se tornaram grandes amigos.
Rubião logo de início ficoí/encantado cptn os olhos de Sofia, até que se tornou uma grande paixão.
/
/
As trocas de olhares e sú^stas atenções dirigidas por Sofia à Rubião o tornava mais apaixonado
O fazia crer que era correspondido. Durante um
almoço com dois amigo^C Freitas e Carlos Maria, recebeu uma cestinha com morangos e um bilhete escrito por Sofia lhe convidando para um jantar. No horário marcado foi para Santa Teresa. Haviam ali outros convidados apenas uma das senhoras era solteira. D. Tónica, que obviamente encheu-se de interesse por Rubião, mas a troca de olhares entre ele e Sofia, que muitas vezes fixavam, lhe despertou