Análise do filme "A montanha dos 7 abutres"
O filme “A Montanha dos Sete Abutres” nos mostra como a vendagem da notícia do jornal impresso pode ultrapassar a importância da ética jornalística, isto é, os fatos são noticiados de uma maneira sensacionalista, sem preocupação com a veracidade da notícia, visando o lucro e o benefício próprio. Sendo assim, os jornalistas costumam manipular as informações e as pessoas envolvidas no acontecimento, afim de atingir o sucesso e ganhar dinheiro em cima disso, e acabam colocando em risco sua reputação como profissional da comunicação.
2. Descreva pelo menos quatro trechos que confirmem sua afirmação acima.
No decorrer da trama diversas cenas deixam claro a transformação da notícia em mercadoria, tornando-a apenas mais um produto a ser colocado no mercado e consumido, até porque a população está mais preocupada em consumir do que em se informar e por isso, manipulam-se as notícias para deixá-las mais “atraentes”.
Logo no início do filme, na cena em que o jornalista Chuck Tatum vai pedir emprego no jornal Albuquerque Sun Bulletin, ele mesmo já deixa claro seus objetivos (fama e dinheiro) e o que é capaz de fazer para conquista-los, quando diz ser capaz de até mesmo “morder um cachorro” na falta de notícias. Um outro momento é quando ele se desloca para cobrir a matéria da caças às cascáveis e se depara com o soterramento de Leo Minosa, na Montanha dos Sete Abutres. Ele enxerga a oportunidade de refazer sua reputação e entrar novamente para a grande imprensa. A partir disso, ele toma a frente do resgate e seduz o xerife e o engenheiro para atrasarem o processo em troca de publicidade gratuita. Consegue manipular até o fotojornalista, oferecendo-lhe a chance de sucesso e fazendo com que ele também participe da “montagem de cenas” para as notícias, esquecendo seus princípios éticos aprendidos na escola de jornalismo. Lorraine, mulher de Leo, gananciosa assim como Tatum, vê na tragédia do marido a oportunidade de