Análise do filme "Uma lição de amor"
Área de Ciências Humanas e Jurídicas
Curso: Psicologia
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
Acadêmica: Alana Lazaretti Solvalagem
Período: 4° Matutino
Ano/Semestre: 2012/1
DIÁLOGOS – ANÁLISE DO FILME “UMA LIÇÃO DE AMOR”
O filme traz a comovente história de uma relação entre pai e filha. O pai, Sam
Dawson, é o único cuidador da filha, pois a mãe foi embora logo após o nascimento da criança. Desde então, Sam criou Lucy com o suporte de seus 4 amigos que também apresentam uma deficiência cognitiva e, Annie, sua vizinha. Quando completa 7 anos,
Lucy passa a apresentar resistência no processo de educação formal, alegando que não quer ficar mais inteligente do que o seu pai. Nesta mesma época, Lucy começa a perceber e compreender as limitações e a deficiência do pai.
Na escola onde Lucy estuda começam a aparecer algumas situações em que os colegas dela envolvem o seu pai e também uma cena em que eles estão numa lanchonete, onde ele pede um lanche que ele está acostumado a comer num outro estabelecimento. Sam acaba agindo de forma incoerente, fica nervoso e altera a voz, fala em tom de voz alto com a garçonete, bate na mesa e continua exigindo o lanche que ele gostaria. Nesta cena é possível observar que Lucy sente-se de mãos atadas sobre como reagir perante o pai e a sociedade, ficando estática frente a isso.
A cena em que o problema é realmente encarado como insustentável é no aniversário de 7 anos de Lucy. Sam prepara uma festa surpresa de aniversário para ela e convida os colegas da escola. Neste mesmo dia, a Assistente Social realiza uma visita até a casa de Sam e presencia uma cena que é considerada “agressiva’’.
A partir deste momento, Sam passa a viver um problema que coloca em risco a continuidade de ter guarda da filha, pois Lucy é considerada com inteligência superior a de seu pai e, sendo assim, o serviço social da cidade entra em cena querendo que a