Análise do filme patch adans segundo o texto: “aspectos da relação profissional – cliente”
Encontramos no filme cenas de transferência positiva, transferência negativa, contra transferência positiva, contra transferência negativa e ainda comunicações desqualificadas.
Podemos relatar um fato de transferência negativa quando o Dr. Patch entra no quarto 305 e é recebido com grosseria pelo paciente Bill, que se encontra internado. Bill não acredita na ajuda do médico, transmitindo assim, um sentimento de ódio por Dr. Patch. Este sentimento caracteriza a transferência negativa, que é descrita como quando o paciente demonstra desprezo, insegurança e irritação com o profissional da saúde.
Mais tarde, quando o Dr. Patch entra novamente no quarto 305, este sentimento de ódio se transforma e Bill começa a aceitar as falas de Dr. Patch, demonstrando ter segurança e afeto por ele. Assim, transmitindo o sentimento do amor e mostrando uma transferência positiva.
Já na cena em que Dr. Patch entra no quarto para conversar com Bill, que já está prestes a morrer, podemos notar uma contra transferência positiva, pois, neste estagio o Dr. Patch já se preocupa com o paciente, com sua dor, com seus medos e desenvolve o sentimento de amor por ele. O que caracteriza a contra transferência positiva, que nada mais é do que se importar com seu paciente e dar a ele a atenção necessária.
Na cena em que Hunter Adams entra no consultório da ala psiquiátrica para conversar com o médico, podemos notar uma clara forma de contra transferência negativa e uma comunicação desqualificada, tendo em vista que o médico em questão não se importa com o que seu paciente diz, não dá um diagnóstico correto, se preocupa somente em terminar a consulta e faz interpretações errôneas. Caracterizando assim