Análise do filme "Besouro"
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO
CURSO DE JORNALISMO
BRUNO MARQUES LOUZADA
JOÃO VILLA REAL DO AMARAL
MARCELO FAZOLATO ASTY
MATHEUS TAMAINO BRUM
RAFAEL TAVARES SARCHIS
PAPER DO FILME “BESOURO”
JUIZ DE FORA
2013
RESUMO
O filme “Besouro” mostra a luta dos negros por igualdade racial e social. O personagem principal, homônimo ao filme, era um capoeirista extremamente talentoso, que viveu na Bahia no início do século XX, e que viveu na pele a injustiça sofrida pelos negros na época. Porém, virou um ícone, justamente por combater tal injustiça.
Os grandes coronéis, donos das fazendas, que exerciam esta repressão, e a faziam não permitindo os negros a manter sua própria cultura, como a capoeira. O que ocorre é a luta destes negros, primeiramente liderados por Mestre Alipio, e depois por seu aprendiz Besouro, contra a classe dominante, no caso, estes coronéis. Observa-se que não há mistura de classes, ou seja, não há mudança na ordem social presente.
O objetivo do filme em questão é mostrar a história de um dos maiores símbolos do movimento negro no Brasil, fazendo com que o espectador veja que se pode sim lutar para conquistar seus direitos e romper com a opressão.
PALAVRAS-CHAVE
Ideologia:
Marilena Chauí, em seu livro O Que É a Ideologia, chega à conclusão de que a ideologia é um conjunto de ideias e valores, normas e regras, os quais manipulam os membros de uma sociedade, interferindo em seus meios de pensar e agir, com o intuito de conformar a sociedade. Mesmo existindo tantas diferenças sócio-politico-culturais, a ideologia tem a função de dar uma explicação racional a esta desigualdade, tentando estabelecer uma estabilidade entre dominantes e dominados, ou seja, membros de classes mais altas e baixas da sociedade.
Cultura:
É todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em