Análise do filme As horas
Tal caracterização ilustra não só a particularidade e a subjetividade embutidas em cada indivíduo e sua história, como também as diferentes gradações e possibilidades de manifestação da patologia depressiva.
Virginia era considerada uma mulher peculiar, era muito inteligente, talentosa, criativa e excêntrica. O talento e o prestígio dela foram marcantes em sua história, assim como sua desordem mental. Ela sofria de transtorno de humor bipolar, oscilando entre crises de mania e depressão que variavam de intensidade.
A infância e a juventude de Virginia foram envoltas por períodos difíceis e situações traumáticas, as quais auxiliam na compreensão do desenvolvimento de sua doença mental. Ela teve perdas significativas quando jovem. Sua mãe faleceu quando tinha 13 anos (idade na qual teve o surto inicial), e, 2 anos mais tarde, sua meia-irmã Stella, que havia "ocupado o lugar da mãe", também faleceu. Pela mesma época, seu irmão Toby, por quem Virginia nutria grande afeto, e seu pai também faleceram.
Outro aspecto que possivelmente também influenciou no agravamento da depressão