Análise do filme anjos do sol
● A história começa num pequeno povoado no interior nordestino, onde aparentemente não existe nenhuma forma sólida de subsistência. Uma família beirando o flagelo e assolada por doenças comuns da região - como a malária - tem como visão de vida, deixar suas terras para povoar lugares onde teriam maiores chances de sobrevivência. Talvez isso explique a contestada atitude de um pai ao entregar suas próprias filhas ao mundo em troca de uma pequena quantia em dinheiro, mas que naquele momento poderia salvar o resto de sua família.
Acima podemos observar o primeiro aspecto que retrata a falta de perspectiva daquela família, onde se vê obrigada a se sujeitar a situação extrema, como a venda de uma própria filha a um desconhecido. Acreditamos que se o Estado tivesse conhecimento daquela situação, ou se não ignorasse o problema, poderia realizar um plano de habitação naquela região, criar instituições de ensino e pontos de atendimento médico, entre outras obrigações de sua competência.
● A vida da personagem Maria começa a se transformar quando é levada para uma casa de exploração sexual infantil e sente pela primeira vez o real valor que sua vida tem. Reunida com outras crianças, inclusive mais novas do que ela, Maria e as outras meninas são leiloadas como se fosse um bem material. Ela tem o primeiro contato com a desigualdade social, quando um político da região adquire através desse leilão, o direito de tê-la como sua propriedade. A personagem