Análise do filme ajuda-me a crescer
FACULDADE DE SAÚDE
Curso de Psicologia
ANÁLISE DO FILME ENSINA-ME CRESCER
São Bernardo do Campo
2015
Mariana Diniz da Costa
ÁNALISE DO FILME ENSINA-ME CRESCER
Trabalho de aproveitamento parcial do módulo Diagnóstico Psicologia nas Instituições e Organizações do Curso de Psicologia – Turno Noturno na Faculdade da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP.
Docente responsável: Ms.Dalva Loreatto dos Santos.
São Bernardo do Campo
2015
Introdução
A partir do filme Ensina-me A Crescer foi feita uma análise que visa discutir os aspectos do contexto escolar, utilizando as concepções da Psicologia Escolar Crítica para ações no contexto escolar. O objetivo é tentar compreender em um ambiente institucional sua cultura histórica que alunos trazem a escola. Assim, a sociogênese das funções mentais do comportamento humano não é visto como algo dado ou meramente natural da espécie, mas é visto como produzido e transformado pela atividade do próprio homem, coletivamente realizada.
Segundo Vigotski, uma das falácias da psicologia enquanto ciência é não integrar nas suas elaborações teórico-metodológicas, aspectos fundamentais que caracterizam o desenvolvimento especificamente humano: as práticas culturais, a dimensão histórica, a mediação semiótica. E no esforço de elaborar teoricamente um princípio explicativo que respondesse a indagações como as acima colocadas, Vigotski afirma que
o fato central da nossa psicologia é o fato da mediação (Vygotsky apud Wertsch, 1985: 166),
e que
a atividade mais geral e fundamental do ser humano, que distingue em primeira instância o homem dos animais, de um ponto de vista psicológico, é a significação, isto é, a criação e o uso de signos (idem, 1995: 84).
Portanto, a partir das interações sociais e da mediação, os indivíduos criam as possibilidades de reelaboração (recriação)da realidade. A