AN LISE DO FILME NENHUM A MENOS
Curso De Pedagogia – Noturno – 5º Semestre
Disciplina: Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental
Professora: Virgínia Santana
NOME
CYNTIA LÚCIA CARLOS DA SILVA
RA
ANÁLISE DO FILME: “NENHUM A MENOS”
(“YI GE DOU BU NENG SHAO”)
Anhanguera Educacional
ANO 2015
ANÁLISE DO FILME: “NENHUM A MENOS”
(“YI GE DOU BU NENG SHAO”)
1- Dados técnicos:
Título original do filme – Nenhum a Menos.
Título em português – Yi Ge Dou Bu Neng Shao.
Direção: Zhang Yimou
Roteiro: Shi Xiangsheng
Elenco: Wei Minzhi, Zhang Huike, Tian Zhenda, Gao Enman
Duração: 106 minutos
2- Síntese ou sinopse pedagógica:
Produção chinesa de 1999 (lançada oficialmente em 2000), o filme “Nenhum a menos”, dirigido por Zhang Yimou, traz uma história simples, que emociona os expectadores, contando como uma garota de 13 anos fica incumbida de ensinar alunos do 3º ano do ensino fundamental.
No filme, nos é apresentada uma aldeia pobre chamada Shuiquan, numa zona rural esquecida da China, onde há uma escola antiga na qual o professor Gao leciona já desde muito tempo.
A história começa, de fato, quando a mãe de Gao fica doente e ele precisa afastar-se do trabalho por um mês, e é necessário escolher alguém para cuidar da classe em sua ausência. Nesse momento a jovem Wei Minzhi é introduzida na trama, como a nova professora, despreparada e receosa, afinal ela só tem treze anos e com tanto nervosismo nem o cantar, que ela disse ser algo que conseguia fazer, deu certo.
Wei é apresentada às dificuldades diárias enfrentadas pelo professor Gao que agora se ausenta. Até mesmo o giz para os escritos no quadro necessitam ser economizados. Um por dia, sem mais. Sem desperdício.
Como Wei não tinha preparo, e não sabia o que ensinar, o professor Gao deu a ela instruções de que, todos os dias, copiasse um capítulo de um livro (dado por ele) fosse copiado no quadro e, se os alunos fizessem a cópia rapidamente, sobrando tempo para “diversão” além do intervalo, Wei