Análise do filme adeus lênin
No momento inicial do filme observamos um contraste entre as “relações politicas”, onde a sociedade comunista que deveria viver de forma igualitária e sem injustiças sociais se mostra em sua relação familiar de forma contrária, quando o pai abandona a família, insatisfeito com o modo de governo e com o seu sistema comunista.
A cena da caminhada noturna composta por centenas de pessoas – caminhada sem fronteiras – está relacionada de alguma forma a luta de classes, que segundo Marx é uma ação politica ou práxis revolucionária, onde os manifestantes exigem liberdade de locomoção e liberdade de imprensa.
Percebo no filme que Alex começa a mentir para sua mãe com medo de perdê-la, pois não pode ter fortes emoções, ele faz uso de pessoas, de roupas e objetos para que sua mãe não perceba que tudo mudou enquanto estava em coma, dessa forma ela fica alienada, excluída de todos os acontecimentos da época como a queda do muro de Berlim.
O conceito de mais valia pode ser representado pelas empresas capitalistas que Alex e sua irmã trabalham e no qual são submetidos a várias jornadas de trabalho, cena em que ele observa a faixada do prédio que está repleto de antenas parabólicas com as quais ele trabalha, apesar da alta produtividade seus salários continuam o mesmo enquanto o capitalista detêm todo lucro.
Estes foram alguns dos pensamentos do socialismo científico de Marx retratados neste filme, ele que é considerado o maior filósofo de todos os