Análise do Discurso
Análise do discurso aplicada em charges e cartuns políticos
Ana Caroline Luiza Sousa
UNIPAM
Orientação: Prof. Agenor Gonzaga dos Santos
Resumo: O presente trabalho, fundamentado em uma pesquisa bibliográfica e em análises de textos, consiste em um breve estudo à luz da teoria da Análise do Discurso de linha Francesa, aplicado em charges e cartuns políticos, bem como identificar nestes gêneros a ironia e o humor como estratégias de linguagem.
Palavras-chave: Análise do discurso. Ironia. Ideologia. Dialogia. Cartuns. Charges.
Considerações iniciais
Os estudos da linguagem sempre estiveram presentes em nossa sociedade e, de uma maneira geral, sempre se preocuparam mais com a linguagem como produto acabado, isento das condições de produção. À medida que tais estudos foram evoluindo, surgiu a necessidade de desviar o enfoque do produto final para enfatizar as condições do processo de produção. Em frente de tal realidade, surge, na década de 1960, a teoria da Análise do Discurso, através dos estudos do lingüista lexicólogo, Jean Dubois, e do filósofo Michel Pêcheux.
Essa nova Teoria sugeria que o objeto de estudo não deveria tratar da língua, nem da gramática, embora essas coisas lhes interessassem, e sim estudar o discurso, isto é, a palavra em movimento em que se procura compreender a língua fazendo sentido, enquanto trabalho simbólico, parte do trabalho social geral, constitutivo do homem e de sua história.
Embora existam muitas pesquisas sobre a maneira de trabalhar com a Análise do
Discurso, os resultados ainda são deficitários, pois os estudos se limitam à identificação da formação ideológica e da formação discursiva nos textos.
Diante do exposto, intentamos desenvolver neste estudo uma análise discursiva acerca de cartuns e charges de cunho político, pois acreditamos que esta linha teórica nos possibilita os sentidos que buscamos