Análise do Discurso - Perguntas e Respostas
Discurso é toda atividade comunicativa entre um sujeito de enunciação e seus interlocutores. Todo discurso é produzido situa-se em um espaço geográfico, em um tempo histórico, vem de um individuo pertencente a determinado grupo, determinada comunidade. Logo, crenças, ideologias, posições sociais e culturais acabam aparecendo, sempre, no discurso. É por isso que não há neutralidade na prática discursiva, todo discurso produz sentidos que expressam posições. Os sentidos produzidos nem sempre são explícitos, muitas vezes ficam nas entrelinhas. Ter o domínio dos instrumentos de análise do discurso permite ao profissional, não só de comunicação mas de qualquer área, saber identificar as circunstâncias em que determinado discurso foi produzido e só assim conquistar uma emancipação crítica diante de toda informação recebida.
2. Com base em seus estudos, leituras e reflexões, explique a relação entre linguagem, discurso e ideologia.
Todo discurso tem sua linguagem ajustada em função do interlocutor e aos contextos, tanto do emissor quanto do receptor. A produção de linguagem automaticamente implica na produção de discurso. Todo discurso é produzido dentro de um espaço geográfico e um tempo histórico, logo, ele carrega características sociais e culturais de quem o produz. A ideologia, de quem produz, está no discurso, as vezes explicitamente ou, na maioria das vezes, implicitamente.
3. Leia a seguinte consideração de um dos expoentes da Análise do Discurso.
Viver no mundo contemporâneo implica ser confrontado a uma multidão de textos tão efêmeros quanto invasores: panfletos, catálogos, jornais, cartazes, guias turísticos, malas-diretas de propaganda etc. Enunciados aos quais geralmente lançamos um olhar distraído, que apenas folheamos, consultamos, sem lhes conceder a atenção de uma leitura, no sentido pleno