Análise do conto peru de natal - perspectiva formalista
Análise do conto “Peru de natal", escrito pelo poeta e romancista brasileiro Mário de Andrade e publicado postumamente no livro “Contos Novos” em 1946.
A análise terá base teórica no texto “Temática”, escrito pelo teórico literário B. Tomachevski, no qual o autor apresenta elementos para análise de textos literários, baseados em uma proposta Formalista.
Entre os elementos destacados pelo formalismo e nesta análise estão: O Tema, a Fábula, A Trama, O Nó, A Antítese, e A Síntese, A caracterização de personagens, O tempo da fábula, Datas e Lugares. Associado a esses elementos “maiores” encontram-se unidades temáticas indecomponíveis chamadas “Motivos”.
Tema : Conflitos familiares implícitos
Fábula:
O Peru de Natal conta a estória de uma família que viveu anos com um pai conservador, frio e rígido. Cinco meses após a morte do pai a família se reúne para o primeiro natal sem a presença dele. Com isso o filho Juca, narrador da estória, vislumbra a possibilidade de tentar fazer a família mais feliz, principalmente sua mãe que ele tanto amava e que era a que mais trabalhava nessa época de festividades. Para tal, compra um peru para comemorar o Natal, apesar do luto em que ainda se encontrava a família. Havia um clima de culpa no ar em fazer-se festa apesar da recente morte. A figura cinzenta do pai estragava a ocasião, fazendo com que ele ficasse até mesmo com ódio do já falecido, pois olhavam para o peru e se lembravam de seu pai. Após cortar o peru e dar as maiores partes para as mulheres da casa (mãe, tia e irmã) Juca concordou com a família quanto ao pai e disse que ele deveria estar feliz os vendo unidos de lá de cima,
Trama:
Morte do patriarca conservador - luto da família - Filho decide romper o luto e comemorar o natal - compra um perú - serve as mulheres da casa com as maiores partes do perú - pessoas da casa vão dormir -