Análise do conto "joão e maria"
1 – O texto lido configura-se como um exemplo de Literatura Infanto-Juvenil. Com base no pensamento de Nelly Coelho, no texto “Literatura Infanto-Juvenil: arte literária ou pedagógica?”, desenvolva argumentos que reforcem essa afirmação. Desenvolva suas ideias em um texto de, no mínimo, 10 linhas.
Muito se discute acerca da Literatura Infanto-Juvenil, especialmente sobre as suas características e função. Uma obra literária infanto-juvenil apresenta diferentes aspectos, podendo ser usada como fonte de contribuição para a formação integral da criança, diversão, entretenimento e até para despertar a consciência crítica e reflexiva do indivíduo, inserindo-o em diferentes contextos.
Além disso, pode ser direcionada para que se alcance objetivos pedagógicos, como desenvolvimento da oralidade, compreensão leitora, noção de cidadania, dentre outros.
Contudo, podemos considerar que a obra literária João e Maria, configura-se como um exemplo de Literatura Infanto-Juvenil, de modo que desenvolver um trabalho com a mesma, será proveitoso no sentido de formar o indivíduo em seus aspectos físicos, psíquicos e sociais.
2 – O referido texto é uma paródia do conto de fadas homônimo? O que existe de aproximação e diferença entre eles? Desenvolva suas ideias em um texto de, no mínimo, 7 linhas.
Sim, o texto é uma paródia do conto de fadas homônimo. Podemos notar que ambos tratam de um mesmo tema, dificuldade financeira de uma família e abandono dos filhos, o que podemos tratar como as principais aproximações entre eles.
Já sobre as diferenças, podemos notar um caráter de evolução social e mudança nos estereótipos dos contos de fadas, razão pela qual o conto homônimo apresenta personagens muito comuns, como a madrasta e a bruxa, diferentemente da obra João e Maria, que está inserida num contexto mais atual, onde o pai cria os filhos sozinho, tem consultas com analista, a denominação bruxa é