Análise do Artigo: “A Ética Ecocêntrica – uma proposta para o novo milênio”
Ao iniciar o curso de Marketing e Propaganda não via sentido no que estava prestes a começar. Fazer o consumidor comprar? Não sabia se era aquilo que queria para o meu futuro profissional. Um dia me perguntaram por que estava fazendo aquele curso e eu respondi: “Sinceramente, eu não sei. Não quero manipular as pessoas a comprarem desenfreadamente.” Nisto, esta pessoa me mostrou uma luz respondendo: “Calma aí! Pense bem na profissão que você está escolhendo. Com o marketing você pode mudar a cabeça das pessoas, a sociedade, fazer com que empresas e consumidores se tornem conscientes. Já ouviu falar de marketing ambiental, por exemplo?”.
As contradições entre a lógica de mercado e as necessidades humanas estão cada dia mais visíveis e dá origem a um dos grandes desafios atuais: a preservação ambiental. Em minha tese de conclusão de curso estudei de que forma as cooperativas na região de Londrina estão reagindo diante do desafio em se preocupar com o aspecto ambiental em sua gestão. Infelizmente, a maioria se encontra em um estágio muito atrasado, apenas percebem que existe a necessidade, porém, não agem de forma efetiva para se implantar uma gestão ambiental e se tenha uma área responsável pelo parte social e ambiental, com ações de marketing eficientes.
A preocupação ambiental aponta não só como um diferencial mas principalmente, vital para que a humanidade continue com suas atividades. Muita coisa precisa mudar, a começar pelo respeito ao ser humano e ao meio ambiente. É preciso que se inicie o mais rápido possível ações que estimulem a população a agir de forma sustentável.