Análise de água ( dureza)
Engenharia Civil 2° Período
QUÍMICA EXPERIMENTAL
EXPERIMENTO 10: ANÁLISE DE ÁGUA (DUREZA)
Poços de Caldas
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO
3. MATERIAL E MÉTODOS
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES
6. CONCLUSÃO
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 INTRODUÇÃO
Propriedade que indica a concentração de íons de metais dissolvidos na água, como Cálcio, Magnésio, Ferro e Zinco. São também chamados de íons alcalino-terrosos. Salientando ainda que as concentrações de íons de magnésio (Mg2+) e cálcio (Ca2+) são maiores que dos demais.
Como os metais acabam sendo dissolvidos na água?
Através da ação da chuva que passa pelas rochas. As águas da chuva dissolvem o CO² da atmosfera: CO² + H²O << H²CO³ H²CO³ << H+ + HCO³ O que forma o ácido carbônico (diluído é claro). Essa lenta ação da chuva acaba dissolvendo as rochas, como por exemplo o calcário: H+ + CaCO³ << HCO³- + Ca²
Quais os tipos de dureza?
A dureza permanente e a dureza temporária, a soma das duas é a dureza geral.
Qual a diferença entre dureza permanente e dureza temporária?
Permanente se diz da concentração de íons que não podem ser removidos fervendo a água. Geralmente cloretos, nitratos, sulfatos, etc.
Já a concentração de íons que é facilmente removida por ebulição da água, é chamada de temporária. Deve-se a presença de carbonatos e bicarbonatos.
O que é GH?
Nada mais do que a representação de dureza geral, ou GENERAL HARDNESS. Geralmente usam como referência a quantidade de íons de magnésio e cálcio, Mg²+ e Ca²+ respectivamente.
Não esqueci dos outros íons não, é que estão em concentrações insignificantes e são muito difíceis de medir. Os kits de teste usam uma equivalência dessa dureza a uma quantidade de CaCO³ na água. Não quer dizer que seja a presença apenas do CaCO³. Por isso que encontramos a expressão de partes de CaCO³ por milhão