Análise de usabilidade
Descrição do Produto.
Celular – aparelho de comunicação onde antigamente era utilizado somente para falar, hoje em dia já é utilizado para enviar SMS, tirar fotos, filmar, despertar, gravar lembretes, jogar, ouvir músicas e os mais avançados possuem recursos de acesso a internet, GPS, vídeo conferências e pode ser utilizado até como um mini-computador.
Público Alvo
Samsung – Jovens antenados em tecnologia, mas que não possuem tanto dinheiro.
BlackBerry – Executivos que utilizam o smartphone como meio de serviço.
Aspectos cognitivos do uso da Interface
3.1 – Layout (analisar tela inicial mais uma tela secundária)
A tela inicial concentra as tarefas imediatas dos usuários exibe apenas as informações de que os usuários precisam em um determinado momento. Por exemplo, simplifica a seleção e a apresentação dos dados exibindo as informações em uma ordem lógica.
Um ponto negativo da tela principal é que os seis ícones apresentados não podem ser alterados conforme a necessidade dos usuários.
A tela secundaria, ou menu, pode ser acessado através do botão
Ela agrupa os controles de acordo com o uso comum ou com a funcionalidade comum para minimizar a carga cognitiva para os usuários. Os ícones desta tela podem ser movidos conforme a necessidade de cada usuário.
Percepção visual
A primeira como a segunda tela indica claramente o componente de interface que está em foco. Por exemplo, usa texto branco em fundo azul.
Utiliza cores altamente contrastantes, como preto, branco, azul-marinho e amarelo.
Evita usar cores como o único meio de comunicação. Por exemplo, em vez de usar apenas texto vermelho para notificar os usuários de uma ação crítica, exibe um símbolo, como um asterisco vermelho, ao lado. Por exemplo: Nova mensagem de e-mail.
Além de indicar a cobertura a luz de LED notifica através de diferentes cores alguns status do aparelho. Por exemplo quando o Bluetooth