Análise de uma redação do Enem
O vírus HIV é o assassino de grandes nomes como Cazuza e Freddie Mercury. A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), causada por ele, é um mal que ataca o sistema imunológico das vítimas e acabou com milhares de vidas no último século. Com a descoberta de medicações [medicamentos] que controlavam [controlam] a doença,porém [porém,] o medo desta [da doença,] que assolava asociedade [sociedade] diminuiu, gerando um descaso sobre um assunto tão perigoso.
É necessário ressaltar que a falta de preocupação da nova geração em relação a AIDS deve-se principalmente a não ter havido um contato dela com [entre ela e] o sofrimento causado pela epidemia inicial da doença, com auge nas décadas de 80 e 90. Pelo contrário, os jovens [de hoje]cresceram em meio a notícias sobre os milagrosos remédios que permitiram o controle desta, além de uma notável diminuição das campanhas que favoreceu ainda mais a despreocupação.
O problema é que esta [essa] juventude esquece-se [se esquece] do efeito apenas amenizador dos coquetéis. De fato, estes não curam adoença [doença,] apenas retardam seus danos e, mesmo com o seu uso, a AIDS é muito devastadora e a própria química forte dos remédios tem efeitos negativos sobre o organismo, mas em escala muito menor que a enfermidade. Mesmo com esses problemas, abanalização da doença é frequente e gera irresponsabilidades, como não usar preservativos.
A principal desculpa para não usar-se [se usar] camisinha é a confiança no parceiro, porém, ele pode ter contraído o HIV anteriormente e não saber, pois, às vezes, o vírus permanece no corpo por anos antes da [de a] doença se manifestar. Com a efemeridade dos relacionamentos atuais, há casos onde [em que] a pessoa tem relações com muitas outras, espalhando a doença antes de descobrir que a tem. Portanto, o fato de conhecer o outro e a aparência saudável deste não fazem uma relação sexual ser necessariamente segura.
Enquanto a ciência, que tem trabalhado