Análise de texto - john murra
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Departamento de Historia
História da América Pré-Hispânica – 2º Semestre de 2012
Análise de texto – John V. Murra
[pic]
Análise de Texto:
MURRA, John. As Sociedades Andinas Anteriores a 1532. In: BETHEL, Leslie. (org.) História da América Latina. Volume I: História da América Latina Colonial. São Paulo: Edusp, 1998. pp. 63-99.
O presente trabalho trata-se de uma análise minuciosa do texto de John V. Murra, As sociedades andinas anteriores a 1532, visando identificar e extrair do texto as ideias e conceitos dos quais o autor se utiliza para construir sua narrativa e estruturar sua tese.
A análise, no entanto, será direcionada por uma pergunta-problema, a qual deverá servir como ponto de entroncamento entre questões e respostas extraídas do texto, para que seja formulado um corpo coeso de respostas permitindo um entendimento amplo e concatenação entre conceituações pontuais e macroestruturas que formam a obra.
Far-se-á uma desconstrução do texto, reorganizando as ideias a fim de criar-se um quadro explicativo para a questão norteadora da análise: “O que é Estado para John V. Murra?”, o que será de grande valia, dado que o autor serve-se do conceito de forma que estruture a obra como um dos pontos centrais de explicação das organizações sociopolíticas na comunidade política incaica e a diferenciação entre esta e as comunidades políticas anteriores a ela, mas sem explicá-lo de forma direta.
É a partir dessa percepção que pode entender-se a questão como central, já que poderá servir de substrato para construir, a partir do texto, a análise de conceitos, estruturas, método, significados e cronologia usados pelo autor. Dessa forma, a partir do entendimento desses conceitos, poderemos entender o que seria