Análise de teoria de localização industrial
“Julio de Mesquita Filho”
CAMPUS DE OURINHOS
Gabriel da Silva Cunha
Rafael Picinato
ANÁLISE SOBRE S FORÇAS DE AGLOMERAÇÃO E POLARIZAÇÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
Atividade apresentada ao Profº Dr. Clerisnaldo, como parte avaliativa integrante da disciplina de Geografia Econômica, ministrada no 1º semestre de 2014.
OURINHOS-SP
Julho/2014
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho é parte do seminário proposto na disciplina de Geografia Econômica e tem como objetivo abordar a lógica de aglomeração e polarização da organização da produção industrial nos mais diversos territórios e aspectos.
A geografia se mostra muito útil e necessária para analisar certos conceitos da economia, pois podem trazer luz a questões puramente teóricas, como por exemplo, foi reconhecido pela economia a existência de forças de concentração e aglomeração, porém só a geografia é capaz de espacializar esses fenômenos e estabelecer relações entre essas forças e o espaço, dando função e modificando sua lógica e sua interação com outros lugares e inclusive modifica a vida social que é influenciada por essas grandes concentrações.
O autor utilizado como base para esta análise é Claude Monzagal, em sua obra: Lógica do espaço industrial, necessária para estudantes e geógrafos no entendimento mais profundo das relações ocorrentes no espaço, principalmente no âmbito produtivo que muito tempo ditou a organização do espaço e das forças de trabalho, e diga-se de passagem, até o momento atual talvez, em confronto com às teorias que consideram o consumo como um modelador de nossos tempos, mas por enquanto nos atentemos as forças produtivos, especificamente a organização industrial.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Atração de demanda e Potencial de mercado
No capitalismo a organização do espaço, da sociedade e do trabalho estão inseridas na lógica da acumulação, portanto são postas a serviço do lucro das grandes