Análise de sites institucionais
Analysis of institutional websites
Luiza Helena Lamego Felipe
Andrea Paula de Souza Waldhelm
Resumo
O artigo faz parte do momento atual da pesquisa Processos de produção da qualidade de ensino: família, escola e cultura, desenvolvida pelo grupo de
Sociologia da Educação da Puc-Rio, que promoveu uma imersão da equipe em três escolas de prestígio da cidade do Rio de Janeiro com vistas ao aprofundamento da análise da produção da qualidade de ensino numa perspectiva institucional. Tal situação apresentou a questão das singularidades e identidades institucionais como um desafio teórico-metodológico. O objetivo do texto é relatar os primeiros movimentos que o grupo fez no sentido de promover uma análise exploratória dos sites das escolas. A opção por esta fonte de pesquisa se deve ao fato de nos últimos cinco anos a utilização de material de divulgação institucional pela mídia, em especial na internet, vem crescendo, o que se observa na quantidade de outdoors nas vias públicas, de propagandas televisivas em período de final de semestre letivo e de sites disponibilizados na rede. No jogo concorrencial, os estabelecimentos escolares apostam nos meios de comunicação para se manterem na atual situação, bem como para atraírem os grupos sociais que lhes interessa.
Abstract
This article is part of the current stage of the research project Production processes of education quality: family, school and culture being carried out by the Sociology of Education group in PUC-Rio. It involves the immersion of the team in three prestigious schools in Rio de Janeiro city with the aim of expanding the analysis of the production of quality from an institutional perspective. This has raised the issue of institutional identities and singularities as a theoretical and methodological challenge. The aim of this paper is to report on the group’s initial actions in its exploratory analysis of school websites.