Análise de rochas dentríticas
Arenito: O quartzo é o componente predominante, por ser mais duro, resistente e estável quimicamente, sendo denominado ortoarenito quando formado predominantemente por grãos deste. Quando outros componentes entram na composição do arenito em quantidades apreciáveis, estes passam a denominar-se paraarenitos ou grauvacas, ou ainda,arenitos sujos. Estes sedimentos, além de grãos de quartzo, contêm feldspato, fragmentos líticos e argilas.
Silte: Sedimento não consolidado, que encontra-se no grupo de sedimentos de granulação fina, com granulometria que varia de 1/256 a 1/16 mm, e possui como rochas correspondentes o siltito e o folhelho. Os siltes são formados por minerais finalmente moídos (pó de rocha) e a compactação forma os siltitos.
Argila: Também pertencente ao grupo de sedimentos de granulação fina, com granulometria de 1/256 mm, a argila apresenta como rochas sedimentares correspondentes o argilito e o folhelho. Elas são predominantemente compostas por argilominerais e são plásticas. Os argilitos são mais maciços e os folhelhos apresentam foliação. Normalmente, apresentam minerais associados, como feldspato, mica e até o quartzo.
Conglomerados: Constituídos de fragmentos de rochas de natureza diversa, sendo os seus componentes chamados de clastos, que comumente encontram-se em uma matriz de composição mais fina. Quando os clastos são angulosos, a rocha denomina-se brecha, quando sofrem arredondamento são denominados ortoconglomerados. Estes, por sua vez, ainda dividem-se em oligomíticos e polimíticos. Os primeiros apresentam uma composição muito uniforme, representada por materiais estáveis como o quartzo, quartzito e calcário; e os outros possuem a composição mais variável, incluindo componentes líticos mais instáveis.
Tempestito: Tipo de rocha sedimentar formada por ação de ondas de tempestade. Também apresenta granodecrescência ascendente, iniciando-se com camadas arenosas conglomeráticas na base (média de 5 a 10 cm) e