Análise de Propagandas
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CECIESA GESTÃO
CURSO: ADMNISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ADMINSITRAÇÃO MERCADOLÓGICA
PROFESSORA: BÁRBARA SILVANA SABINO
ACADÊMICOS: AMANDA LASCOSKI, EDUARDA SIEMENTKWOSKI, GEOVANE ALEIXO CUNHA, GIULIANA SHLICHTING, MARCELLA COZER
ANÁLISE DE PROPAGANDAS
ITAJAÍ
2015
INTRODUÇÃO
De acordo com Philip Kotler em seu livro Princípios de Marketing “propaganda é qualquer forma paga de apresentação não-pessoal de ideias, produtos ou serviços, realizada por um patrocinador identificado”.
O trabalho abordará duas propagandas, uma de produto e outra de serviço. A propaganda de produto escolhida pelo grupo foi da Havaianas, que trata dos produtos unissex que a marca tem a oferecer, as alpargatas, e da troca dos papéis, onde os homens estão escolhendo e comprando loucamente, e as mulher estão aguardando. A propaganda de serviço da Univali aborda os serviços que a instituição tem a oferecer e os benefícios que traz para a vida pessoal e carreira. Ambas divulgam seus produtos/serviços para atrair clientes.
De acordo com as Variáveis de Vieira, classificaremos a seguir as propagandas escolhidas.
DESENVOLVIMENTO
Considerada pelos mercadólogos como sendo uma das principais ferramentas modernas de apresentação de produtos e serviços ao mercado, a propaganda ao contrário do que muitas pessoas pensam tem sua origem em tempos muito mais remotos. Escavações realizadas por arqueólogos nos arredores do mediterrâneo descobriram inúmeras placas de anúncios. Também os romanos se utilizaram das pinturas em paredes para propagar as lutas dos gladiadores. Porém, hoje, a propaganda apesar de possuir os mesmos objetivos básicos daquelas realizadas nos seus primórdios, modernizou-se e diferencia-se em inúmeros aspectos, principalmente no tocante ao volume de investimentos que é dispensado anualmente, pelas empresas e organizações, sejam elas comerciais ou