Análise de Propagandas
PERSUASÃO E IDEOLOGIA
Fiat – Punto Série Especial Blackmotion (Agosto de 2013)
Veiculada na página 20 da revista Época (exemplar de assinante) da edição n° 793.
Persuasão consiste em utilizar recursos lógico-racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação. Já Ideologia leva em conta quais as ideias, os conceitos e as visões que o locutor quer passar para o público-alvo e que estas doutrinas a sejam passadas de forma objetiva e clara. Com base nesses conceitos fizemos a análise seguinte.
A imagem da propaganda causa grande impacto por ser preta e branca, chamando bastante atenção inclusive para os cantos da peça publicitária (como se fossem espaços geométricos) mostrando os diversos ângulos do carro e seus componentes.
É claro que a ausência de cores na imagem não foi colocada ao acaso. Afinal o nome Blackmotion tem um grande peso por trás disso. O preto transmite essa sensação de elegância e seriedade, além da emoção. E essa emoção está bem definida em praticamente todas as imagens da propaganda, como a chuva causando um tom de obscuridade. Nota-se também partes de uma cidade grande, como os prédios e o trânsito.
Tudo isso se relaciona ao cotidiano de quem possui esse carro. Ele foi desenvolvido especialmente para pessoas que tem essa rotina e que passam por esses lugares.
O maior foco dessa propaganda são as imagens, que parecem uma espécie de quebra-cabeça, que se juntarmos todos os pequenos pedaços resultariam em uma só figura, que nesse caso seria o carro Fiat Punto Série Especial Blackmotion.
De certa forma, essas imagens despertam o desejo no consumidor que se identifica com as situações presentes na propaganda. O público alvo seriam jovens-adultos ente 25 a 40 anos pertencentes à classe alta ou médio-alta que gostam de inovação e exclusividade, visto que esse carro é “especial”.
Além de todas as suas qualidades especificadas em pequenos trechos nos espaços localizados aos